As vantagens de envelhecer

20 fevereiro, 2017



Certo dia, há  muitos anos atrás, fui visitar uma pessoa próxima que estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea. E, de repente, perdida nos meus pensamentos, dei de frente com um quadro no corredor que me chamou a atenção.

O quadro era de um senhor bem velhinho, e tinha os seguintes dizeres: "De todas as tragédias que pensei que aconteceriam comigo ao longo da minha vida, nenhuma chegou a acontecer." Isto já tem uns 20 anos, e não esqueço. Sempre que passo por momentos que julgo sem saída, lembro desse quadro que vi, e que de certa maneira tornou-se muito importante para mim, no decorrer da minha vida.

Acredito que com o passar dos anos, na idade avançada, a sabedoria nos faz chegar a esta percepção, a esta conclusão tão simples, mas inaudível a mentes mais jovens. Julgo que na maturidade, o coração envelhece, mas não muda, mas a razão ameniza e neutraliza em muito nossa percepção do mundo, das situações e das pessoas ao nosso redor, fazendo com que não soframos tanto, por não nos punirmos tanto.

Há um certo relaxamento, uma certa despreocupação no nosso entorno, como se nos permitíssemos fazer, dizer ou SER o que antes nos era negado em função da pouca idade. Ser maduro, ter idade, ter maturidade, tem seus ganhos. O valioso saber acumulado ao longo dos anos pode significar finalmente a abertura do portal para a liberdade.

Para que levar tudo tão a ferro e fogo? Para que levar tudo tão a sério? De todas as possíveis tragédias que vivenciei na hora "H" , no fundo do poço, no fim do caminho, SEMPRE aparece uma luz, uma solução, uma mão que determina o fim da escuridão.  E cada vez esta verdade fica mais evidente.

Somente com o avançar da idade é que se pode ser mais livre, mais sábio, mais sereno.

Psicanalista Lílian Moura
Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário

 

Psicanálise e tudo mais © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts