Resiliência

25 janeiro, 2015





Resiliência é a capacidade que o indivíduo possui para retomar sua existência quando fatores adversos põe em jogo suas instancias físicas, históricas e emocionais.

Termo não tão novo mas que faz toda a diferença na arte de transmutar, de transcender o que não deu certo, o que nos faltou ou o que nos acometeu de forma traumática.

Por vezes na vida passamos momentos tidos como insuperáveis quando são vividos. Sentimos que fomos destruídos e com isto incapazes de prosseguir. De fato, a impossibilidade toma conta da situação e nos impõe uma reviravolta para recomeçar a viver.

Este recomeço torna-se reparador, onde a resiliência se impõe como um processo que se faz presente para recontar uma outra história que não deu certo.

Geralmente o termo é vinculado a uma força, a uma capacidade excedente de elasticidade, de flexibilidade que temos para usarmos nossos recursos internos na arte de reparar e retomar o curso da existência.

Ser resiliente é saber contar com as inúmeras possibilidades que temos, apesar de tudo.

É poder conseguir superar o momento traumático, compreendendo e elaborando as provações impostas pela vida, adaptando-se as novas condições de existência e criando outras mais condizentes de ser e estar no mundo.

Afinal, a vida é fértil e demasiadamente rica em recursos para ser vista, vivida e contada numa única história.
Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário

 

Psicanálise e tudo mais © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts